quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tecnologia e Ciência


A ciência está em constante evolução, cada dia que passa o Homem dispõe de diversos aparelhos que nos permitem visionar tudo, até mesmo o que nos era desconhecido. Senão vejamos o exemplo do telescópio.

Existem variadíssimos telescópios e cada um com as suas funções. Temos o telescópio óptico, este aparelho é constituído por uma objectiva ocular e um tripé. Temos também os telescópios de radiação infravermelha e raio-X, estes tornaram-se comuns no séc. XX.

Depois temos o telescópio contemporâneo, este permite operar isoladamente aumentando o seu poder de resolução. Com a evolução da tecnologia, hoje os materiais usados para o seu fabrico são mais leves, resistentes, aumentando a sua qualidade e fiabilidade. Tendo como exemplo o telescópio espacial Hubble, este telescópio tem a capacidade de nos mostrar para além do que nos vai na imaginação.

Hoje em dia o uso deste aparelho não se destina só aos cientistas, mas a um grande número de anónimos que têm o fascínio de visionar maravilhas Espaciais.

Mesmo sendo um instrumento de investigação científica, o telescópio também sofreu mudanças com a evolução das tecnologias, adaptando-se aos dias de hoje. É uma peça fundamental para a Humanidade, permitindo-nos estudar e visionar de maneira precisa e aprofundada o Universo e a sua composição.

Ricardo Maia, Ana Mafalda

Sem comentários:

Enviar um comentário